Oferta de portes de envio em encomendas superiores a 50€ (Portugal Continental).

Agulhas para Máquinas de Costura Domésticas. Afinal quantas há e para que servem?

Escrito em 29 de Julho de 2024

Agulhas para Máquinas de Costura Domésticas. Afinal quantas há e para que servem?

Existem inúmeras marcas de agulhas no mercado e por isso não podemos falar aqui de todas elas. Escolhi então falar das agulhas da Schmetz que são as mais vendidas em Portugal, e são realmente das melhores que existem.

Comecemos então por ver a embalagem. É muito importante sabermos os códigos e os seus significados para quando a carteira das agulhas já não estiver com o seu "panfleto" informativo consigamos logo indentificá-las e distingui-las.

Aqui está um exemplo de uma carteira de agulhas Schmetz e as informações que ela nos dá.

  

- Mas Bruna, eu não percebo nada disso na mesma! - Não faz mal. Vamos dismistificar tudinho destas agulhas maravilhosas.

   

Tipo de Agulha e Espessura da Agulha

A Schmetz tem uma forma muito peculiar de marcar as suas agulhas. Fizeram um sistema de cores onde cada cor significa o "para quê" e o tamanho da agulha. Ora vejamos: 

Podemos ver então que à esquerda estão as cores e os seus "para quê" e à direitas estão todos os números produzidos pela Schmetz e assim, conseguimos rápidamente identificar que tipo de agulha é. Neste caso é uma agulha Stretch de tamanho 75 (dizer 75 ou 11 é a mesma coisa).

  

Também dá para fazer a identificação das agulhas através das suas pontas e do seu olho, mas isso já é para craques da costura!

    

 

Mostro-vos agora, as agulhas indicadas para cada material ou tipo de costura que estejam a trabalhar, separando-as por tipos. Não quer dizer que não se possam usar agulhas Metallic (p.e.) tanto para bordar como para coser, mas a ponta e olho de cada agulha é o que faz a diferença no vosso trabalho, e é nisso é que o que devemos ter mais atenção.

  

Universais

 

1 - Universal | Estas agulhas dão para tudo. Todos os tipos de trabalhos e todos os tipos de costura. Com estas agulhas apenas temos que ter atenção ao seu tamanho - para tecidos mais finos utilizar números mais baixos, como 60 ou 70; para tecidos mais grossos/ pesados utilizar números mais altos, como 100 ou 130.

2 - Super Universal | Estas agulhas são exactamente iguais às agulhas Universais (1), e por isso devemos ter as mesmas atenções quando a formos escolher. Porém, esta super agulha tem uma particularidade que a outra não tem. Esta é revestida com um material antiderrapante para quando se estiver a coser com produtos com cola (seja em spray, seja mesmo um material autocolante/termocolante), não fiquem quaisquer resíduos na agulha, e assim a probabilidade de partir a linha, saltar pontos ou estragar o trabalho é muito menor.

3 - Topstitch | Não querendo cair na repetição, as agulhas desta categoria, no geral, têm as mesmas condições e apenas um ou outro detalhe é que as diferencia das demais. No caso desta agulha, o seu olho é maior que as outras e isso permite que possa explorar mais a sua criatividade utilizando varias linhas numa costura apenas, ou uma linha muito mais grossa.

4 - Olho Duplo | Esta agulha já trás dois olhos para que cosa com duas linhas ao mesmo tempo.

5 - Enfiamento Rápido | Muito pedida pela sua praticidade, esta agulha tem uma pequena ranhura junto ao olho para que possa passar o fio/linha de forma mais fácil, rápida e cómoda. Terá só que ter em atenção a velocidade de costura.

6 - Metallic | Como o nome indica, esta agulha é A especialista em fios e linhas de metalizados. Sabemos como é coser com esses fios, pode ser stressante e frustante pois estão sempre a partir! Esta agulha tem características especiais que fazem com que a fricção não seja tão significativa a ponto de partir o fio.

7 - Microtex | Estas agulhas são indicadas para as meninas e meninos que gostam de fazer pontos pequeninos e delicados, sem nunca perder a definição ou saltar pontos. A grossura da haste e tamanho do olho desta agulha, faz maravilhas em pequenos projetos ou tecidos finos.

8 - Hemstitch | E deixei a mais diferentona para o fim! A agulha de Hemstitch ou agulha de bainha, é a agulha que faz pontos decorativos maravilhosos. Costura e faz pequenos cortes no tecido, deixando-o com aspeto rendellhado.

   

Malhas e Materiais Elásticos

1 - Stretch | Devido ao seu design e ponta, estas agulhas são as mais indicadas coser materiais elásticos/ com elastano e até malhas. Os tecidos aconselhados para esta agulha são, p.e. malha de algodão, jersey, materiais elásticos, lã, tecido de malha fina, tecidos de espartilho, jersey de veludo, tecido de lantejoulas, veludo, renda.

2 - Jersey | Já a agulha para jersey e devido também à sua ponta, pode costurar maior parte dos tecidos mencionados acima, como as malhas e jersey mas também é excelente para coser tule, licras, tecidos de camisa finos.

  

Gangas e Peles

1 - Jeans | Apesar de se chamar Jeans, esta agulha não é apenas para gangas/ denim mas sim para materiais igualmente fortes e resistentes. Devido à sua ponta arredondada e à sua haste fortificada, esta agulha é capaz de coser lonas e oleados com bastante facilidade, sem se partir e sem danificar os tecidos.

2 - Leather | As agulhas das peles, napas, eco-peles, couro artificial, pvc, vinil, sintéticos não tecidos pesados, etc.. Super eficazes, têm um ponto de corte que faz com que os tecidos não rasguem no ponto. 

 

Bordar

1 - Metallic | Como o nome indica, esta agulha é A especialista em fios e linhas de metalizados. Sabemos como é coser com esses fios, pode ser stressante e frustante pois estão sempre a partir! Esta agulha tem características especiais que fazem com que a fricção não seja tão significativa a ponto de partir o fio.

2 - Embroidery | As agulhas de bordado são especialmente projetadas com ranhura alargada e olho ampliado para proteger os fios frágeis e contra o excesso de atrito. Não só para bordados, como para pontos decorativos.

 

Outras Agulhas

Há inúmeras outras agulhas da Schmetz e por isso não vamos conseguir falar de todas. Mas deixo aqui outras agulhas igualmente boas e para outros materiais. 

1 - Microtex | Estas agulhas são indicadas para as meninas e meninos que gostam de fazer pontos pequeninos e delicados, sem nunca perder a definição ou saltar pontos. A grossura da haste e tamanho do olho desta agulha, faz maravilhas em pequenos projetos. Indicadas especialmente para sedas, tecidos finos e delicados.

2 - Quilting | Devido à menor resistência à penetração, estas agulhas penetram facilmente através das três camadas de uma colcha sem danificar os tecidos de alta qualidade. A forma de ponta fina cria furos particularmente pequenos e um padrão de costura limpo.

3 - Longarm | Apenas para máquinas Longarm como a Q20 da Bernina. A agulha Longarm Quilting é adequada para acolchoar com máquinas especiais de braço longo. Foi especialmente projetado para costura multidirecional. Com caracteristicas super interessantes para causar os melhores resultados.

4 - Basic Stretch | A Combi-Box é a caixa ideal para quem está apenas a começar a costurar ou procura um conjunto padrão de agulhas de máquina de costura. Graças aos diferentes tipos e tamanhos de agulhas, esta variedade de agulhas fornece a agulha certa para quase qualquer material e projeto de costura.

 

Se tiver alguma dúvida sobre qualquer agulhas ou se precisa apenas de opinião, não hesite em enviar-nos mensagem.    

Se gostou do post, partilhe numa das plataformas listadas aqui em baixo e identifique-nos ❤️